Entre os depoimentos e relatórios de participantes das oficinas do projeto “Leitura ao pé da letra”, desenvolvido pela Plural em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, de 2010 a 2012, não faltam elogios ao Caderno orientador para ambientes de leitura, que está fazendo a diferença no trabalho de muitos deles.
É o caso de Francisca Maria M. M. Martins, da DRE Jaçanã/Tremembé: “O caderno orientador ampliou meu conhecimento, com vários relatos de professoras, POSL (professores orientadores de salas de leitura), dando sugestões, falando de suas práticas e tudo isso faz com que eu reflita sobre minha didática”.
A professora Simone, da Escola Vereador Antônio Sampaio, concorda: “O caderno orientador foi muito bem feito e vem de encontro com minhas necessidades”. Daize Azize, POSL, também elogiou a publicação em sua avaliação final do curso: “O caderno orientador realmente orientou”. A professora Talita, POSL na EMEF CEU Três Pontes, fez o mesmo: “O caderno orientador é ótimo e norteia bem o trabalho”.
O caderno foi publicado em fevereiro de 2012. Ilustrado por Nathan Baroukh, ele serve como um guia para os professores orientadores de salas de leitura e outros profissionais de bibliotecas e professores interessados em trabalhar a literatura com estudantes. “A intenção é que o livro seja mais um instrumento para a formação continuada, projetos de leitura e outros recursos, dando continuidade ao trabalho desenvolvido no projeto Leitura ao pé da letra”, revela Raquel Brunstein, diretora fundadora da ONG Plural.
O Caderno orientador para ambientes de leitura está disponível para download gratuito no site da Plural: http://www.plural.org.br.
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