Você já conhece nosso Caderno orientador para ambientes de leitura? Vamos publicar aqui alguns trechos do texto, acompanhados das ilustrações de Nathan Baroukh.
Se você quiser conhecer melhor a publicação, poderá fazer gratuitamente o download em nosso site: http://www.plural.org.br.
Minha Estante Excêntrica
Sempre acreditei que a biblioteca de cada um contém uma estante excêntrica. Nela repousa uma pequena e misteriosa coleção de volumes, cujos assuntos nâo têm a menor relação com o restante da biblioteca, embora, numa investigação mais detalhada, revelem um bocado sobre o dono. [...]
Minha estante excêntrica contém sessenta e quatro livros sobre explorações polares: narrativas de expedições, periódicos, coleções de fotografias, trabalhos de história natural e manuais de navegação. (”Não toque em metal frio com as mãos úmidas e desprotegidas. Se você inadvertidamente o fizer, urine no metal para esquentá-lo e salve alguns centímetros de pele. Se puser ambas as mãos, é melhor ter um amigo por perto.”) Esses livros se encontram tão impregnados de emoções que poderiam muito bem estar manchados de sebo de foca e úmidos pelos borrifos do mar de Wedell. Meu interesse é solitário. Não posso comentá-lo em coquetéis. Sinto-me algumas vezes como se tivesse passado grande parte da vida aprendendo uma língua morta, que ninguém conhecido consegue falar. (Fadiman, 2002, p. )
Como seria sua estante excêntrica? Que livros você colocaria ali?
Sem comentários:
Enviar um comentário