sexta-feira, 13 de julho de 2012

Como seria sua estante excêntrica?


Você já conhece nosso Caderno orientador para ambientes de leitura? Vamos publicar aqui alguns trechos do texto, acompanhados das ilustrações de Nathan Baroukh.
Se você quiser conhecer melhor a publicação, poderá fazer gratuitamente o download em nosso site: http://www.plural.org.br.

Minha Estante Excêntrica

Sempre acreditei que a biblioteca de cada um contém uma estante excêntrica. Nela repousa uma pequena e misteriosa coleção de volumes, cujos assuntos nâo têm a menor relação com o restante da biblioteca, embora, numa investigação mais detalhada, revelem um bocado sobre o dono. [...]

Ilustração de Nathan BaroukhMinha estante excêntrica contém sessenta e quatro livros sobre explorações polares: narrativas de expedições, periódicos, coleções de fotografias, trabalhos de história natural e manuais de navegação. (”Não toque em metal frio com as mãos úmidas e desprotegidas. Se você inadvertidamente o fizer, urine no metal para esquentá-lo e salve alguns centímetros de pele. Se puser ambas as mãos, é melhor ter um amigo por perto.”) Esses livros se encontram tão impregnados de emoções que poderiam  muito bem estar manchados de sebo de foca e úmidos pelos borrifos do mar de Wedell. Meu interesse é solitário. Não posso comentá-lo em coquetéis. Sinto-me algumas vezes como se tivesse passado grande parte da vida aprendendo uma língua morta, que ninguém conhecido consegue falar. (Fadiman, 2002, p. )

Como seria sua estante excêntrica? Que livros você colocaria ali?  

Sem comentários:

Enviar um comentário