Dos diversos instrumentos do homem,
o mais assombroso é, sem sem dúvida, o livro.
Os outros são extensões de seu corpo.
O microscópio, o telescópio, são extensões da vista.
O telefone é extensão da voz.
Temos o arado e a espada, extensões do braço.
Mas o livro é outra coisa:
O livro é uma extensão da memória e da imaginação.
Jorge Luiz Borges
Qual foi o último livro que você leu? E qual está lendo
agora? Há algum que marcou sua vida? Que tipo de livro? O que você gosta de
ler? O que oferece aos seus alunos? Por quê?
Vivemos em tempos marcados por tantas e simultâneas
revoluções tecnológicas e científicas e, ao mesmo tempo, convivemos ainda com
algumas situações características da
Idade Média, com parcela signifi cativa da população mundial em condições
subumanas. É esse o panorama que nos toca e no qual se insere o aprendizado e o
ensino da leitura, seja nas Salas de Leitura das nossas unidades escolares,
seja nas Bibliotecas.
Ilustração de Nathan Baroukh no Caderno orientador para ambientes de leitura |
Ler é atitude valorosa e imperiosa, estratégia de vivência e
sobrevivência, um oásis de reflexão e renovação de sentidos perante a sociedade
na qual estamos inseridos. É ferramenta imprescindível para
a participação em
toda a riqueza histórica e cultural produzida pela humanidade e, também,
é um meio legítimo de expressão particular e dialógica no mundo. O exercício da
leitura da literatura é a condição essencial para constituir o universo pessoal
do sujeito.
O texto acima faz parte do Caderno orientador para ambientes de leitura. Quer ler mais? É só fazer o download da publicação gratuitamente no site da Plural.
Boa leitura!
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