segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Por que lemos literatura?


Dos diversos instrumentos do homem,
o mais assombroso é, sem sem dúvida, o livro.
Os outros são extensões de seu corpo.
O microscópio, o telescópio, são extensões da vista.
O telefone é extensão da voz.
Temos o arado e a espada, extensões do braço.
Mas o livro é outra coisa:
O livro é uma extensão da memória e da imaginação.
Jorge Luiz Borges


Qual foi o último livro que você leu? E qual está lendo agora? Há algum que marcou sua vida? Que tipo de livro? O que você gosta de ler? O que oferece aos seus alunos? Por quê?
Vivemos em tempos marcados por tantas e simultâneas revoluções tecnológicas e científicas e, ao mesmo tempo, convivemos ainda com algumas  situações características da Idade Média, com parcela signifi cativa da população mundial em condições subumanas. É esse o panorama que nos toca e no qual se insere o aprendizado e o ensino da leitura, seja nas Salas de Leitura das nossas unidades escolares, seja nas Bibliotecas.
Ilustração de Nathan Baroukh
Ilustração de Nathan Baroukh no Caderno orientador para ambientes de leitura
Ler é atitude valorosa e imperiosa, estratégia de vivência e sobrevivência, um oásis de reflexão e renovação de sentidos perante a sociedade na qual estamos inseridos.  É ferramenta  imprescindível  para  a  participação  em  toda a riqueza histórica e cultural produzida pela humanidade e, também, é um meio legítimo de expressão particular e dialógica no mundo. O exercício da leitura da literatura é a condição essencial para constituir o universo pessoal do sujeito.



O texto acima faz parte do Caderno orientador para ambientes de leitura. Quer ler mais? É só fazer o download da publicação gratuitamente no site da Plural

Boa leitura!

Sem comentários:

Enviar um comentário