terça-feira, 3 de julho de 2012

Você já pensou em organizar um clube de leitura?





“Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender o que alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é a sua visão de mundo. Isto faz da leitura sempre uma releitura. [...] Sendo assim, fica evidente que cada leitor é coautor”. (Leonardo Boff)                 
 


Quando um grupo de pessoas combina ler um mesmo livro ou um mesmo texto e se encontra regularmente para trocar ideias e impressões sobre essa leitura estão constituindo um clube de leitura. As atividades desenvolvidas no decorrer desses encontros favorecem o desenvolvimento de alguns comportamentos leitores, como, por exemplo: aprender a selecionar o que ler; explicitar alguns critérios de seleção; ler com diferentes propósitos; recomendar uma obra a outros; confrontar interpretações sobre um mesmo texto; evocar outros textos a partir do texto lido etc.

Como todo clube, este também deve ter normas para regulamentar seu funcionamento, normas essas que devem ser discutidas e estabelecidas pelo grupo. O mais importante é criar um clima de respeito e de responsabilidade entre todos os associados. 

Na escola, o clube de leitura é um excelente meio para despertar nas crianças e nos jovens a curiosidade pela literatura e o prazer pela leitura. Eles podem ser criados em todos os níveis de ensino: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e superior. Há, no entanto algumas regras para que o Clube de Leitura funcione bem:

1 - É importante que os associados estabeleçam de comum acordo a regularidade dos encontros e a quantidade mínima de páginas que deverão ser lidas nos intervalos entre eles. É recomendável que os encontros sejam semanais ou quinzenais porque o importante é manter aceso o interesse do grupo.

2 - Nos clubes de leitura, os associados, sejam eles crianças, jovens ou adultos, devem poder escolher o que desejam ler. Mas essa escolha não dispensa a orientação do mediador, seja ele o professor, o bibliotecário, ou apenas um leitor mais experiente. Existem muitas possibilidades para qualificar a escolha. O mediador pode, por exemplo, apresentar e discutir com os participantes – crianças ou adultos - um determinado assunto, ou autor, ou um gênero literário específico e depois indicar e ou disponibilizar algumas obras sobre os temas abordados; Pode despertar o interesse dos associados por obras ainda não conhecidas, lendo em voz alta resenhas desses livros; Pode indicar outras obras de um autor “favorito”; recomendar os livros mais adequados ao interesse e faixa etária dos participantes, entre tantas outras possibilidades.

3 - Feita a escolha, a leitura do livro pode ser iniciada na escola, na biblioteca ou outro local, mas a maior parte da leitura deverá acontecer em casa.

4 - É importante que participantes do clube façam anotações e registrem os trechos que despertaram alguma lembrança, ou uma emoção mais forte. Bem como, as impressões sobre a história: se é interessante ou boba; se a ideia do autor é nova ou batida; se o ritmo da historia é rápido demais ou se arrasta; se o final foi uma surpresa ou já era esperado, se a história começou devagar, mas foi ficando mais interessante, se fez lembrar algo... Enfim, o leitor deve ir fazendo seus comentários e reflexões, livremente.  Essas anotações serão muito úteis para discutir a obra nos encontros do clube.

5 - Se for grande o número de participantes, é interessante dividí-lo em pequenos grupos de 3 a 5 elementos, de modo que todos possam trocar entre si suas impressões e as diversas ideias. O mediador deve incentivar a discussão entre todos, pondo em evidência as diferentes interpretações e valorizando as diferentes opiniões.  É nessa troca que se amplia o universo leitor de cada um.

6 - Quando a leitura de um determinado livro é finalizada, pode-se organizar uma grande roda, para que os representantes dos diversos grupos comentem o que julgaram relevante na história, recomendando-a ou não e justificando sua opinião sobre a obra lida.



Em linhas gerais, essas são algumas ideias para organizar um clube de leitura. Durante o desenvolvimento do Projeto Leitura ao Pé da Letra, muitos clubes de leitura foram criados sob a orientação da “Plural” nas escolas da rede municipal de São Paulo. Caso você participe ou tenha criado um clube de leitura, conte-nos sua experiência.

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