terça-feira, 25 de setembro de 2012

Literatura, vídeo-game e Justin Bieber


Raquel Léa Brunstein*


A principal finalidade de criar um clube de leitura em qualquer espaço educacional é o de fazer com que os estudantes escolham livros interessantes para ler e tenham discussões inteligentes sobre o texto lido. Sabemos, no entanto, que ao criar um clube de leitura na escola uma das principais preocupações do professor é não saber o que fazer se os alunos não conseguirem se lembrar do que leram e sobre o que discutir.
“O que eu faço se eles simplesmente ficarem olhando uns para os outros, ou pior ainda, se começarem a falar sobre os jogos de vídeo-game ou sobre o último lançamento do Justin Bieber?”
Essa questão está provavelmente na cabeça dos que pretendem implementar um clube de leitura, seja na escola, biblioteca ou qualquer outro espaço educacional. É muito importante garantir que os estudantes venham para o encontro do Clube de Leitura nutridos de elementos sobre os quais debater. Você pode estar pensando: “Tudo bem, concordo! Mas meus alunos passam os olhos sobre um texto e um dia, ou até mesmo uma hora depois, não se recordam de nada! Então, como ajudá-los a se lembrar das questões importantes que foram despertadas pela leitura de uma obra?”.
Uma possibilidade é fazer com que os estudantes elaborem questões sobre o que estão lendo, enquanto estão lendo! A leitura de um bom texto desperta sentimentos, perguntas, desenha cenários, traça perfis das personagens e faz o leitor refletir sobre o autor da obra. O problema é que, se o leitor não tem uma estratégia adequada para registrar suas reações, elas se evaporam rapidamente.  Por isso é fundamental que, ao iniciar um Clube de Leitura, se ensine aos estudantes algumas estratégias para registrar os sentimentos, as predições, as perguntas, as deduções, enfim, todas as reações despertadas pela leitura do texto. O simples fato de colocar à disposição do leitor uma sugestão para fazer o registro faz com que ele inicie a leitura de uma forma mais consciente.  Esse instrumento deve convidar o leitor a registrar o que para ele foi significativo - emoções, sentimentos, opiniões etc. - tanto no decorrer da leitura como logo depois de finalizá-la. Todas as anotações, não importa a forma como foram registradas, vão refrescar sua memória e alimentar as discussões entre os participantes  do Clube.
Muitas vezes, ao iniciar um Clube de Leitura, o professor pode sentir-se tentado a elaborar um rol de questões sobre o texto a ser lido, para garantir que os alunos tenham muito conteúdo sobre o que conversar. Mas, ao fazer isso, o professor estará não só reforçando a dependência dos alunos, ao invés de levá-los assumir responsabilidades, como, provavelmente, irá constatar que as respostas às suas questões geram uma conversa superficial e um clima focado em encontrar “a resposta certa”. E certamente, não é esse o objetivo de um clube que pretende ser um espaço  onde conversas sobre a literatura são fluentes, vivas, animadas  e inteligentes.            Na nossa publicação “LEITURA AO PÉ DA LETRA- Caderno orientador para ambientes de leitura”- você vai encontrar várias sugestões para constituir e desenvolver seu Clube de Leitura. Ao longo de nossos encontros neste blog, vamos continuar apresentando estratégias para dar continuidade às discussões do seu clube.

*Raquel Léa Brunstein é diretora-fundadora da ONG Plural.

Sem comentários:

Enviar um comentário