Ilustração de Nathan Baroukh no Caderno orientador para ambientes de leitura |
Já que o tempo destinado ao trabalho na Sala de Leitura é
restrito em função de tantas propostas que queremos desenvolver, faz-se
necessário um planejamento bem estruturado nesse sentido. É de fundamental
importância que o tempo seja planejado e usado a favor da promoção de
experiências de leitura que se pretende garantir.
Por isso, é essencial evitar que atividades não relacionadas
ao trabalho com leitura ocupem a aula. A pergunta para nos ajudar a decidir se
uma atividade é ou não adequada à Sala de Leitura é: esta atividade pode
promover uma boa experiência leitora para os alunos?
Justamente pelo fato de o tempo ser escasso, ter clareza do
que se pretende e manter o foco no trabalho com a leitura nos ajudam na escolha
e definição de boas situações
de aprendizagem na
Sala de Leitura.
Ao improvisarmos o trabalho,
frequentemente acabamos investindo um tempo precioso em atividades como jogos,
vídeos e músicas, dinâmicas que não têm relação com a experiência leitora.
É necessário ter muita clareza e organização a fim de
otimizar o tempo de que se dispõe. Organizar previamente a sala em função do
que se pretende desenvolver com cada turma, separar os livros que serão
utilizados, agilizar o sistema de empréstimo são ações que ajudam a ganhar
tempo. É preciso evitar improvisos que fazem com que o tempo didático escoe sem
cumprir sua função: ampliar as aprendizagens leitoras dos alunos.
O texto acima faz parte do Caderno orientador para ambientes
de leitura. Quer ler mais? É só fazer o download da publicação gratuitamente no
site da Plural.
Boa leitura!
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