sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Como organizar os 45 minutos de aula a favor das experiências de leitura?

Ilustração de Nathan Baroukh no Caderno orientador para ambientes de leitura
Ilustração de Nathan Baroukh no Caderno orientador para ambientes de leitura

Já que o tempo destinado ao trabalho na Sala de Leitura é restrito em função de tantas propostas que queremos desenvolver, faz-se necessário um planejamento bem estruturado nesse sentido. É de fundamental importância que o tempo seja planejado e usado a favor da promoção de experiências de leitura que se pretende garantir.

Por isso, é essencial evitar que atividades não relacionadas ao trabalho com leitura ocupem a aula. A pergunta para nos ajudar a decidir se uma atividade é ou não adequada à Sala de Leitura é: esta atividade pode promover uma boa experiência leitora para os alunos?

Justamente pelo fato de o tempo ser escasso, ter clareza do que se pretende e manter o foco no trabalho com a leitura nos ajudam na escolha e definição de  boas  situações  de  aprendizagem  na  Sala  de  Leitura.  Ao improvisarmos  o trabalho, frequentemente acabamos investindo um tempo precioso em atividades como jogos, vídeos e músicas, dinâmicas que não têm relação com a experiência leitora.

É necessário ter muita clareza e organização a fim de otimizar o tempo de que se dispõe. Organizar previamente a sala em função do que se pretende desenvolver com cada turma, separar os livros que serão utilizados, agilizar o sistema de empréstimo são ações que ajudam a ganhar tempo. É preciso evitar improvisos que fazem com que o tempo didático escoe sem cumprir sua função: ampliar as aprendizagens leitoras dos alunos.


O texto acima faz parte do Caderno orientador para ambientes de leitura. Quer ler mais? É só fazer o download da publicação gratuitamente no site da Plural.

Boa leitura!

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