sexta-feira, 7 de dezembro de 2012
Uma possibilidade para clubes de leitura
Existem muitas formas de criar um clube de leitura e incentivar essa prática tão enriquecedora nas escolas. Vejam só que bonito esse depoimento da professora Márcia Affonso Parisotto sobre a experiência dela:
O clube do livro
EMEF “ARTHUR ALVIM”
PROFESSORA ORIENTADORA DE SALA DE LEITURA: MÁRCIA AFFONSO PARISOTTO
PÚBLICO-ALVO: ALUNOS DO 5º ANO
Distribuí em cada mesa quatro livros iguais. Os alunos de 5º ano foram se sentando aleatoriamente. Quando se acomodaram, conversei sobre o desenvolvimento da
atividade. Primeiro, pedi que fizessem o reconhecimento do livro: olharam capa, autor,
contracapa e por último o resumo, que a maioria dos livros traz na contracapa. Em
seguida, expliquei que a partir desse dia estaríamos iniciando o Clube da Leitura, que
aconteceria nas aulas da Sala de Leitura.
Pedi que combinassem a quantidade de capítulos ou de páginas que seriam lidos
para a próxima aula e que fossem anotando as palavras cujo signifi cado não conheciam, bem como os trechos que não tivessem entendido.
Expliquei que eram importantes essas anotações para que pudessem compartilhar
com os colegas do grupo suas impressões sobre o livro lido e que ouvir a interpretação
dos colegas poderia fazer que vissem o que leram com outros olhos. Na aula seguinte,
os alunos retornaram cada qual com seu livro. Sentei de mesa em mesa e fui conversando com eles.
Foram contando as partes que leram. Muitos alunos trouxeram as anotações,
como combinado. A maioria era de palavras das quais não sabiam o significado; procuramos juntos no dicionário. Eles passaram a compreender melhor o que leram.
A atividade tem corrido muito bem; notei que alguns alunos que ainda não haviam criado o hábito da leitura começaram a se interessar mais. Outros não conseguem
ler só o que o grupo estipula e acabam lendo muito mais. Num determinado grupo, um
dos alunos leu o livro todo em uma semana e já pegou outro para ler.
Eles vêm para a aula empolgados! Querem contar a impressão que tiveram da
leitura e perguntam se poderão fazer o mesmo com outros livros.
Encontro com eles nas dependências da escola e querem me contar sobre a leitura,
o que descobriram, o que gostaram, o que acharam engraçado e tudo mais. Isso é muito
bom! Estamos conseguindo contagiar muitos alunos com essa estratégia.
O relato compartilhado aqui é parte do Caderno orientador para ambientes de leitura Leitura ao pé da letra. A publicação em pdf está disponível para download gratuito no site da Plural.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário