A Plural Assessoria e Pesquisa em Educação e Cultura atua há uma década produzindo materiais de suporte educacionais, desenvolvendo programas de formação para os profissionais da educação e da cultura bem como, proporcionando assessorias a Secretarias de Educação. ”Em todas as ações, temos buscado associar os esforços destinados ao fortalecimento do ensino público e à construção da cidadania”, afirma Raquel Léa Brunstein, diretora da instituição. Em 2010, 2011 e 2012, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação de São Paulo (SME), A Plural desenvolveu o projeto Leitura ao Pé da Letra, promovendo ações de formação, apoio e acompanhamento para cerca de 700 profissionais, abrangendo professores orientadores da Sala de Leitura (POSL) e bibliotecários dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) das treze Diretorias Regionais de Ensino ( DREs) de São Paulo. “Por meio desse projeto procuramos incentivar a criação de Clubes de Leitura em cada unidade educacional, com a intenção de colocar a leitura da literatura no cotidiano dos professores, dos alunos e de seus familiares, ampliando seus horizontes e desenvolvendo a competência leitora”, explica Raquel.
Vários são os testemunhos dos participantes sobre o novo olhar que o projeto lhes proporcionou, tornando salas de leitura e bibliotecas mais expressivas e atraentes. “O Clube de Leitura não só me desperta para outras leituras como também me põe a par de obras que ainda não conheço e fico curiosa para ler”, afirmou Ana Lucia Silva da EMEF Brigadeiro Correia de Mello. (DRE Itaquera). “Há tempos pensava em alguma coisa que incentivasse os alunos a lerem e a compartilharem suas impressões. Encontrei o que desejava no Clube de Leitura”, apontou a professora Cecília Silva, da EMEF Ministro Calógeras (DRE SAMARO).
Para Lígia Dias da Silva, da EMEF Conjunto Habitacional Sítio Conceição II (DRE Guaianazes), o projeto melhorou a competência e o comportamento leitor dos envolvidos. “O mais importante (do Projeto) foi o clube de leitura, que eu não realizava e passei a fazê-lo, no ano passado (...). Foi muito produtivo e teve reconhecimento dos familiares dos alunos, que desejaram a continuidade em 2012”, destacou.
Para os profissionais que atuam nas salas de leitura e nas bibliotecas, as formações proporcionaram aperfeiçoamento profissional. “Esses momentos de formação foram muito úteis para minha vida profissional, ajudaram a ‘clarear’ ideias e descobrir formas de constituir o acervo literário, organizar propostas e conteúdos para cada série, ambientar a sala de leitura, de forma a atrair mais os nossos alunos”, descreveu Tatiane Aprígio, da EMEF Prof. Antonio Duarte de Almeida. (DRE Itaquera).]
“No decorrer do curso, muito se falou sobre a necessidade de compartilhar, de proporcionar ao outro a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre um livro e as impressões pessoais de quem o leu. É muito interessante que hoje estas observações se tornaram mais fluentes e para escolher um livro, os alunos já procuram ler a sinopse, e a contracapa. (...) Compartilhar, construir sentido, entender mais e melhor o livro, formar o gosto, o prazer pela leitura, enfim, construir o comportamento leitor, está sendo a cada dia mais prazeroso para os alunos e para mim”, afirmou Lúcia Ramalho Nunes Munis, da EMEF Elias Shammass (DRE Guaianases).
Para Roseli Aparecida Bazan, da EMEF Mário Schonberg (DRE SAMARO), o Clube de Leitura dinamiza a discussão. “Há um envolvimento voluntário dos alunos, permitindo que um maior número leia o mesmo título e troque informações e impressões ampliando assim, o conhecimento”, explicou.
As reflexões sobre o processo formativo e os registros produzidos pelos participantes do Projeto deram origem ao "Caderno Orientador para ambientes de Leitura”, distribuído pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo para todos os envolvidos. Esperamos que essa publicação possa favorecer a construção de novos conhecimentos sobre a importância do trabalho com a leitura da literatura e subsidie a construção de práticas pedagógicas que levem à melhoria da qualidade do ensino municipal de São Paulo.
Se você criou ou participa de um clube de leitura, conte sua experiência aqui! Junte-se a nós! Partilhe suas dúvidas e seus sucessos! Além do blog, estamos também no Facebook e no Twitter. Curta, siga, compartilhe!
Olá Raquel e colegas,
ResponderEliminarParabéns pela iniciativa! Agora é torcer para que todos frequentem bastante esse espaço e possam continuar as trocas muito produtivas dos anos anteriores.
Ana Carolina Carvalho